A Fabes
Faculdade Bethéncourt da Silva
Matricule-se

Com conceito 4 no Enade, a FABES tem a inovação como marca da sua história. Criada há 35 anos pela Sociedade Propagadora das Belas Artes, a faculdade mantém o mesmos princípios de vanguarda e de valorização da educação que nortearam a fundação de sua criadora, há 160 anos.

A FABES acompanha a evolução do mercado de trabalho, em constante movimento, com novas tecnologias e em ritmo acelerado. Por isso, a instituição acredita que o profissional do futuro precisa ser amplo e multidisciplinar, para saber ler as oportunidades de crescimento. Na FABES, as graduações e pós-graduações oferecidas são orientadas a aliar conhecimento acadêmico e competências práticas e, assim, possibilitar aos alunos as bases para uma carreira sólida e de sucesso.

a história

A Faculdade Bethéncourt da Silva nasceu sob a égide da Sociedade Propagadora de Belas Artes, mantenedora do Liceu de Artes e Ofícios, duas entidades que completaram 160 anos em 2016. Francisco Bethencourt da Silva, um dos maiores arquitetos do Império, acreditava na união da Educação com a Inovação como pilares para uma sociedade empreendedora e focada no progresso, e por isso criou a SPBA e o Liceu.

As duas instituições viram passar, por suas dependências, nomes notáveis como o marechal e ex-presidente Hermes da Fonseca, pintores como Djanira, Di Cavalcanti e Portinari, cantores como Cartola, Angela Maria e Cauby Peixoto e o maestro Eleazar de Carvalho. Nomes importantes da imprensa também passaram pelo Liceu e pela SPBA, tais como Ibrahim Sued e Millôr Fernandes, além do fundador do grupo O Globo, Irineu Marinho, que era sócio da SPBA – o jornal O Globo, fundado em 1945, teve como sede o prédio do Liceu desde sua criação até o ano de 1954.

Hoje, a FABES se firma como uma instituição que traz, em sua história, a tradição de inovar, honrando o nome de seu patrono. Por isso, busca manter seus cursos de graduação, de pós e de extensão integrados com as demandas apresentadas pelo mercado de trabalho. Frentes como o empreendedorismo, a economia criativa e a gestão assertiva e integrada também estão na nossa ordem do dia.

Venha para a FABES!

Estrututura Organizacional

Reitor
Prof. Valdemiro da Costa Bastos

Gabinete do Reitor
Juliene Santos
Anderson Pereira

Diretoria Acadêmica
Prof. Roberto Nunes Bithencourt

Diretoria Financeira e de Desenvolvimento
Prof. Daniel Victor Gil Ferreira dos Santos

Coordenação de Graduação e Pós Graduação
Prof. Fábio Samu da Cunha

Departamento de Tecnologia
Prof. Fabrício Boechat

Departamento de Empreendedorismo
Ricardo Mota
Gustavo Sá

Coordenação de Projetos Especiais
Eduardo Lemos

Relações Institucionais
Himalaia Tuppy Galvão

Marketing e Comunicação
Rafael Shaeppi
Victor Jean Spelta
Fernanda Galvão
Flávia Lima
Selryton Kley

Secretaria
Aline Santos
Marcos Vinícius Silva
Carlos Felipe Silva